Procedimentos para Depósito das Teses e Dissertações

Desde 01/09/2021, o Depósito é feito diretamente no Janus (Depósito Digital)

Acompanhe o andamento do seu depósito, se depois de uma semana o depósito ainda não aparecer na sua Ficha do Janus envie um email para posfflch@usp.br

Não deixem para fazer o depósito no último dia de prazo, se houver algum problema no deposito digital, vocês não conseguirão corrigir

dúvidas

1. Encontrei campos diferentes pedindo documentos parecidos, devo anexar duas vezes?

Sim, você deve anexar a anuência do orientador tanto no campo da anuência da tela do depósito quanto no quadro Outros Anexos (campos em verde). O mesmo deve acontecer com a Sugestão de banca (campos em vermelho). Visualize a tela AQUI.

2 - Termo de Ciência e Concordância - A anexação desse documento no Janus é opcional.

3 - O que é o "Relatório de Plágio" que o Janus pede?  Não precisa anexar nenhum documento nesse campo.

4 - O que é o "Comprovante de entrega de versão impressa"?  - A CPG da FFLCG flexibilizou a entrega dos exemplares impressos. Eles só devem ser entregues se o membro da banca solicitar. Nesse campo, você deve anexar este documento, contendo a decisão da CPG.

5 - E quanto a  "Ficha Catalográfica" e a "Ficha CAPES"?  -  A Ficha Catalográfica deve ser incluída no texto da dissertação/tese, já a Ficha Capes deve ser preenchida conforme o link abaixo, específico para cada programa. Não deve ser anexada no Janus.

6 - Formulário de depósito e Anuência de depósito pelo orientador são o mesmo documento - Sim, você deve anexar em 2 campos - no início e no fim da tela do Depósito Digital. Se você não anexar duas vezes esse formulário o seu depósito não é enviado para homologação.

7 - Sugestão de comissão julgadora feita pelo orientador e sugestão de banca é o mesmo documento? - Sim, você deve anexar em 2 campos. No início e no fim da tela do Depósito Digital.

8 - A FFLCH não solicita a entrega da versão impressa da dissertação/tese. Se receber esse aviso do Janus, pelo email, pode desconsiderar.

9 - Informações a respeito do preenchimento da Ficha Catalográfica clique aqui.

passo a passo

ATENÇÃO -  TÍTULO DO TRABALHO!

O título digitado no Janus deverá ser IDÊNTICO ao que consta na capa do trabalho. Não será possível alterar o título posteriormente.

O título do trabalho não pode ser digitado em MAIUSCULAS (nem em português nem em inglês).  Letra maiúscula só no início da frase e nos nomes de obras e autores.   Ex:  Sobre a obra Dom Casmurro – uma análise da trajetória de Machado de Assis

1. Acesse o Janus e clique em Depósito Digital e preencha os campos obrigatórios

2. Documentos a serem anexados:

Anuência de depósito pelo orientador (= formulário de depósito)  -assinado pelo orientador - obrigatório*

Comprovante de entrega da versão impressa -  É obrigatório anexar este documento, contendo a decisão da CPG, que flexibilizou a entrega dos exemplares impressos.

Versão em PDF da Dissertação/Tese - obrigatório *

Termo de Ciência e Concordância do aluno - opcional

Sugestão de comissão julgadora feita pelo orientador (assinada pelo orientador) - obrigatória  *

Clique no link da Resolução para baixar a Sugestão de banca:

Alunos vinculados à Resolução 5473

Letras Estrangeiras e Tradução

Estudos Linguísticos e Literários em Inglês

Língua, Literatura e Cultura Italianas

- Letras Clássicas e Vernáculas:

Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

Filologia e Língua Portuguesa

Letras Clássicas

Literatura Brasileira

Literatura Portuguesa

Mestrado Profissional em Letras

Cadastro dos membros externos da Comissão Julgadora:

Nem o aluno nem o Orientador precisam se preocupar se o professor externo tem cadastro ou não. O que é importante e imprescindível, é que seja informado na Sugestão de Banca o(s) emails(s), telefone(s) de contato e a qual instituição pertence esse professor. Se não tiver vínculo com nenhuma Universidade colocar "sem vínculo". Nós do SPG nos encarregaremos de analisar a necessidade ou não do professor receber o formulário de cadastro. O fato dele já ter um nº USP não significa que o cadastro esteja atualizado.

Em hipótese alguma o aluno deve enviar qualquer arquivo em PDF da Dissertação ou Tese para os membros da Comissão Julgadora. Esse contato se dá, exclusivamente, via Serviço de Pós-Graduação depois do agendamento da defesa

Sobre a encadernação e diagramação

a) Resumos - Todos os exemplares deverão, obrigatoriamente, conter um resumo em português e em inglês (abstract). Atendida essa exigência, poderá ser acrescido um terceiro resumo em qualquer outra língua. Quando o trabalho for composto de mais de um volume os resumos deverão ser encadernados somente no volume I.

b) Referências BibliográficasSeguir as normas da ABNT. Em caso de dúvida, consultar a bibliotecária.

c) Formatação do Texto sugerida:

- Orientação: Retrato

- Espaço entre as linhas: 1,5 ou 2

- Fonte: Optar pelas letras mais legíveis, como Arial, Verdana, Times New Roman

d) Ficha Catalográfica -  Clique AQUI para acessar o formulário e o tutorial. É obrigatória na versão em PDF (original e corrigida).

Trabalhos acadêmicos dentro das normas da ABNT:  https://biblioteca.fflch.usp.br/trabalho-academico