Aluno Regular - Pós-Defesa

  • Sobre a Ata de Defesa

Uma semana após sua defesa, aproximadamente, você deve entrar em contato com este Serviço para verificar se sua Ata de Defesa já está disponível para retirada. Esse é um documento que comprova a obtenção de seu título enquanto seu Diploma não fica pronto.

Se você residir fora da cidade de São Paulo, envie uma mensagem para o e-mail docpos.fflch@usp.br e solicite o encaminhamento de sua Ata pelo correio.

Observação: A ata será enviada por e-mail aos alunos que defenderam de forma 100% virtual.

 

  • Sobre a Expedição do Diploma

Os documentos destinados à emissão do seu diploma de Mestrado/Doutorado deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail documentosdiploma.fflch@usp.br

Para a emissão de diplomas precisamos dos seguintes documentos em PDF:

- RG ou CIN - não pode ser CNH (frente e verso no mesmo arquivo)

- Diplomas de todos os títulos obtidos - Graduação(ões), Licenciatura(s), Mestrado(s), Doutorado(s) (frente e verso no mesmo arquivo)

- Certidão de nascimento - Em caso de possível discrepância na acentuação do nome.

- Certidão de Casamento - Em caso de mudança de sobrenome. (frente e verso no mesmo arquivo)

ATENÇÃO!

1. O diploma não será emitido até que toda a documentação seja enviada.  O prazo é de 12 meses em média, a partir do envio da documentação, se precisar de um apressamento, enviar essa solicitação  (junto com os documentos) para posfflch@usp.br, aos cuidados de Regina.

2. Cada arquivo deve ser corretamente nomeado (ex.: “Diploma de Graduação”, “RG”, “Diploma de Licenciatura”, “Certidão de Nascimento”, etc.)

3. No campo ASSUNTO do e-mail, escrever: “(seu nome completo) – documentos para diploma de (Mestrado ou Doutorado)”

Não venha retirar seu diploma sem antes consultar se a versão digital já está disponibilizada na Plataforma Alumni. Isso significa que o diploma físico (e Histórico Escolar) já foram emitidos.

Recomendável também ligar para saber se a versão física já está disponível para retirada: Telefones 3091-4626/4623, o que ocorre em, aproximadamente, 30 dias após da disponibilização do diploma na versão digital.

 

 

  • Como pedir a 2ª via do Diploma de Mestre ou Doutor          

De acordo com a Resolução 8766, de 19/03/2025, a solicitação de 2ª via de Diploma poderá ser feita em casos de modificação de dados, extravio, dano ou destruição do original, mediante apresentação dos seguintes documentos:

1. Requerimento de solicitação de 2ª via dirigido ao Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Adrián Pablo Fanjul. O requerimento deve ser assinado a punho ou por meio de assinatura eletrônica com a folha de verificação da assinatura (por exemplo, pelo sistema gov.br ou uspassina), conforme a forma preferencialmente indicada.

O pedido deve atender aos seguintes requisitos:

I - relato da ocorrência, acompanhado da assinatura do interessado;

II - juntada aos autos do diploma original nos casos de danificação e/ou de modificação de dados;

III - comprovante de recolhimento da taxa;

IV - Cópia frente/verso do RG.

  • Como fazer o pagamento da 2ª via do diploma

Enviar para o email tesourariafflch@usp.br os seguintes dados:

- Nome completo

- Nº USP

- Área: 

Após a solicitação será enviado um QR code, para o seu email, para pagamento PIX

O prazo para a expedição da 2ª via, após o recebimento da documentação, é de aproximadamente 3 (três) meses.