CONVÊNIO DE DUPLA TITULAÇÃO

Perguntas frequentes (FAQ)

Convênio de âmbito geral:   O convênio é aprovado e os alunos interessados ingressam um a um, via Termo de Compromisso.

Convênio de âmbito específico: para um(a) determinado(a) aluno(a). Nesse caso, para cada aluno deve ser elaborado um novo Convênio.

Minutas - modelo USP

Minuta em Português - geral      Minuta em Português - específico

Minuta em  Inglês - geral    Minuta em Inglês - específico

Minuta em Espanhol - geral

Minuta em Francês - geral

Minuta em Italiano -  geral

Minuta em Alemão - geral

Documentos exigidos para iniciar a tramitação do Convênio na FFLCH-USP:

1. Minuta do Convênio em português e na língua estrangeira (pode ser num mesmo documento em versão bilíngue).

OBS:  Sempre apresente à Universidade estrangeira, como sugestão,  o modelo de Minuta USP. A tramitação é muito mais rápida já que se trata de um texto já aprovado pelas instâncias jurídicas da USP.

2. Plano de trabalho, em português e na língua exigida na Universidade externa. Esse documento deverá conter (apenas):

a) Título do Projeto

b) Nome do aluno

c) Nome do Orientador USP

d) Nome do Orientador externo

e) Cronograma de Execução das Atividades na Universidade estrangeira: tabela descritiva das atividades, contendo semestre/ano e local, lembrando que o convênio deve ser formalizado antes do início efetivo das atividades previstas no convênio e no Plano de Trabalho. O tempo mínimo na Universidade parceira é de 6 meses.

3. Currículo do orientador na instituição estrangeira (pode ser em língua estrangeira)

4. Ficha cadastral do Orientador da instituição estrangeira – clique aqui para acessar o formulário de cadastro (em português, francês  ou inglês)

5. Carteira de Identidade (RG) - para brasileiros matriculados em Instituição estrangeira

6. Comprovante de inscrição ou de matrícula ativa - só para aluno externo à USP

7. Cópia do diploma de Graduação - só para aluno externo à USP

8. Cópia do diploma de Mestrado (se houver) - só para aluno externo à USP

9. Ficha de inscrição (só para aluno externo à USP)

Atenção!

A tramitação do Convênio ocorre "sem papel", todos os documentos são enviados para o email posfflch@usp.br em formato PDF, com exceção da Minuta do Convênio, em português e na língua estrangeira, podendo também ser apresentada em versão bilingue, que deve ser enviada em formato WORD.

Algumas Universidades não aceitam dupla titulação. Sempre se informar antes do início da tramitação.

Dúvidas?

Regina - Serviço de Pós-Graduação da FFLCH-USP.  Email: posfflch@usp.br