CONVÊNIO DE DUPLA TITULAÇÃO

. Perguntas frequentes (FAQ)

Abaixo listamos alguns pontos que precisam ser checados antes da submissão das propostas:

1. Primeira etapa

Converse com seu orientador sobre a possibilidade de cooperação internacional do seu trabalho e seu interesse de obter o duplo-diploma, o acordo poderá abranger mais alunos num mesmo acordo.

Algumas Universidades estrangeiras aceitam Convênios de Dupla Titulação, outras, não aceitam, então um dos primeiros passos é consultar a Universidade de interesse.

O acordo deve ser aceito pela universidade estrangeira, antes do trâmite, a Instituição deve emitir um documento oficial de concordância com os termos proposto, ou, pode ser proposto que aceitem a Minuta USP, conforme modelos abaixo.

É necessário apresentar uma versão em Português e outra na língua estrangeira, com idêntico teor. A Minuta também pode ser bilingue.

A PRPG analisará os documentos e emitirá o convênio assinado pelo Reitor e encaminhará ao programa para providenciar assinatura do Reitor da universidade estrangeira. Não envie a Minuta diretamente para a Universaidade e sim para a secretaria responsável na USP. No caso da FFLCH enviar para posfflch@usp.br.

2. Segunda etapa

Providenciar a viagem (passagem aérea, seguro, moradia, alimentação)

Cumprir na instituição estrangeira o cronograma e plano de trabalho aprovados

Retornar à USP

3. Tipos de Convênio

- Convênio de âmbito GERAL: os alunos interessados ingressam, via Termo de Compromisso a um Convênio já existente.

- Convênio de âmbito ESPECÍFICO: para um(a) determinado(a) aluno(a). Nesse caso, para cada aluno deve ser elaborado um novo Convênio.

Minutas - modelo USP

image 5Minuta em Português - geral

image 6Minuta em Português - específico

image 7Minuta em  Inglês - geral

image 8Minuta em Inglês - específico

image 9Minuta em Francês - geral

image 10Minuta em Francês - específico

image 11Minuta em Espanhol - geral

image 12Minuta em Italiano -  geral

image 13Minuta em Alemão - geral

Termos de Compromisso (MODELOS)

Só para alunos que desejam entrar em Convênio de âmbito geral já aprovado ou em fase de aprovação

image 14Termo de Compromisso em Português

image 15Termo de Compromisso em Inglês

image 16Termo de Compromisso em Francês

image 17Termo de Compromisso em Italiano

image 18Termo de Compromisso em Espanhol

Documentos exigidos para iniciar a tramitação do Convênio na FFLCH-USP  a serem providenciados pelo aluno(a) interessado(a)

Se você obteve Bolsa PRINT e quer utilizar o Estágio para fazer um Convenio de Dupla Titulação deve entrar com os documentos antes de viajar

1. Minuta do Convênio em português e na língua estrangeira (pode ser num mesmo documento em versão bilíngue)

2. Plano de trabalho, em português e na língua exigida na Universidade externa. Esse documento deverá conter (apenas):

a) Título do Projeto

b) Nome da área na USP e na Universidade parceira

c) Nome do aluno

d) Nome do Orientador USP

e) Nome do Orientador externo

f) Duração do estágio na Universidade parceira (em meses)

g) Cronograma de Execução das Atividades na Universidade estrangeira: tabela descritiva das atividades, contendo semestre/ano e local, lembrando que o convênio deve ser formalizado antes do início efetivo das atividades previstas no convênio e no Plano de Trabalho. O tempo mínimo na Universidade parceira é de 6 meses.

3. Currículo do orientador na instituição estrangeira (pode ser em língua estrangeira)

4. Ficha cadastral do Orientador da instituição estrangeira clique aqui para acessar o formulário de cadastro (em português, francês  ou inglês)

5. Carteira de Identidade (RG) - para brasileiros matriculados em Instituição estrangeira

6. Comprovante de inscrição ou de matrícula ativa - só para aluno externo à USP

7. Cópia do diploma de Graduação - só para aluno externo à USP

8. Cópia do diploma de Mestrado (se houver) - só para aluno externo à USP

9. Ficha de inscrição (só para aluno externo à USP)

A tramitação do Convênio ocorre "sem papel", todos os documentos são enviados para o email posfflch@usp.br em formato PDF, com exceção da Minuta do Convênio e Plano de Trabalho em português e na língua estrangeira, podendo também ser apresentada em versão bilingue, que devem ser enviados no formato WORD.

Dúvidas?

Regina - Serviço de Pós-Graduação da FFLCH-USP.  Email: posfflch@usp.br