Processo Seletivo para ingresso no Mestrado ou Doutorado

Inscrição para o Processo Seletivo

As inscrições ao processo seletivo são gerenciadas pelos respectivos Programas de Pós-Graduação da FFLCH

clique aqui para saber como acessar os sites dos Programas e aqui para acessar as Secretarias

Ficha de Inscrição - Essa versão do formulário em WORD só deverá ser utilizada se o Programa no qual irá se inscrever não tiver inscrições online

Modelo de Declaração para quem ainda não tem o Diploma de Mestrado (para cursos concluídos fora da USP, no Brasil)

Taxa de Inscrição: O valor da taxa é de R$ 80,00. O boleto será fornecido pela secretaria do Programa quando da abertura das inscrições.

Sobre Isenção da Taxa de inscrição (como pedir)  (os pedidos devem ser enviados diretamente à Secretaria do Programa no qual está se inscrevendo)

Atenção!

Candidatos ao curso de Doutorado!

1. Títulos obtidos no Brasil (fora da USP) e que ainda não receberam o Diploma de Mestrado

Vocês deverão apresentar, até o último dia previsto para matricula dos alunos ingressantes, uma Declaração (clique aqui para acessar o modelo), a ser obtida junto à sua Universidade de origem. Essa entrega pode ser feita pessoalmente ou através do email posfflch@usp.br. A partir da data da primeira matrícula, vocês terão 12 meses para entregar o Diploma de Mestre (cópia frente e verso na mesma folha).

2. Títulos obtidos em Universidades estrangeiras, que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (para saber a diferença clique aqui)

No caso de Diploma obtido em Universidades estrangeiras, o interessado deverá anexar, no ato da inscrição,  documento que comprove a aprovação ou a entrega do pedido de Equivalência de Título ou Reconhecimento de Diploma. Para isso, a tramitação desses pedidos deve ser iniciada, no mínimo, 6 meses antes do período de inscrição ao processo seletivo.