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Como acessar o Janus?
O Janus é o Sistema da USP que gerencia os cursos de Pós-Graduação. Todo aluno regular tem acesso a esse sistema. Nele você poderá emitir declaração de Matrícula, pedir seu cartão de estudante e seu cartão BUSP, acompanhar sua vida acadêmica - prazos, notas, etc
O aluno deve fazer a matricula semestralmente, até o fim do curso (depósito do trabalho). A matricula poderá ser feita em disciplina ou em acompanhamento (ACO). A falta de matricula pode provocar o desligamento no curso.
O Janus funciona melhor nos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.
Como acessar
Clicar em https://uspdigital.usp.br/janus/comum - depois 1º acesso. Digitar Usuário (é o seu número USP)
Sua senha de acesso será enviada para o email cadastrado.
Assistente Janus
O Assistente Janus é o novo aplicativo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo que visa a auxiliar o aluno de pós-graduação da USP a acompanhar as informações de suas atividades na pós-graduação, dando agilidade na interação entre os estudantes e a universidade. Através dele o aluno poderá acompanhar as informações do seu curso e programa, os seus prazos dentro do programa de pós-graduação e receberá notificações a eles relacionadas, poderá conferir informações sobre as disciplinas cursadas e matriculadas podendo acompanhar quantos créditos necessita para completar o programa.
Esse aplicativo utiliza comunicação de dados pela rede celular ou Wi-Fi.
Cartão USP (carteirinha escolar)
Para solicitar o cartão USP, entre no Sistema Janus
Vá na seção "Cartão USP" e siga as instruções. Faça o pedido do cartão e em seguida insira uma foto 3x4 fundo claro e o rosto de frente e destacado, não pode ter outros elementos na foto. Só conseguiremos autorizar a emissão do cartão se ele estiver completo, com a realização do pedido + foto inserida.
A emissão da 1ª via é gratuita.
A confecção leva em torno de 30 dias. O aluno é informado pelo sistema quando o cartão estiver disponível na unidade, neste caso, no Serviço de Pós-Graduação (SPG). Espere pelo menos uma semana para vir retirar, que é o tempo médio de envio dos cartões para o SPG.
Para a Renovação do Cartão, basta entrar no sistema, enquanto for aluno regular, e, a partir do mês do vencimento, solicitar novo cartão.
Em caso de extravio, o aluno deverá solicitar nova Carteira no Janus colocando este motivo e comparecer à Tesouraria da FFLCH (Prédio da Administração da FFLCH, sala 143), para efetuar o pagamento da taxa do novo cartão. Após o pagamento, enviar o comprovante no Serviço de Pós-Graduação.
e-Card USP
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do Centro de Tecnologia de Informação de Piracicaba (CeTI-LQ), lança a Carteirinha Digital USP (e-Card USP), destinada a alunos, docentes e servidores da Universidade. O e-Card USP atende às demandas das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e da Superintendência de Assistência Social (SAS).
O aplicativo está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP. Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada temporariamente para identificação do usuário, no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.
Os alunos ingressantes (graduação, pós-graduação e posdoc) terão acesso ao e-Card USP no momento que seus pedidos de Cartão USP forem autorizados, sem a necessidade de aguardarem pela confecção das carteirinhas físicas. Outra vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática.
Bilhete USP (BUSP)
Todo aluno matriculado terá direito ao Bilhete USP (BUSP). Esse bilhete leva os passageiros até a Estação Butantã do Metrô e desta para a USP todos os dias da semana, 24 horas do dia, gratuitamente. O procedimento para pedir esse cartão é o mesmo utilizado para a certeirinha USP, mas não precisa colocar foto.
A emissão da 1ª via é gratuita.
2ª via do Cartão (perda, extravio, defeito, etc):
Alunos podem solicitar a segunda via do BUSP mediante o envio de um e-mail para o Serviço de Tesouraria da FFLCH, com o comprovante de depósito ou transferência bancária ou transferência PIX (chave 63.025.530/0016-90) no valor de R$18,38.
Passos:
1) Depositar ou transferir o valor de R$18,38 para a FFLCH: Banco do Brasil - Agência 7009-2 - C/C 130396-1 - CNPJ: 63.025.530/0016-90 - R$ 18,38, ou transferência PIX (chave 63.025.530/0016-90).
2) Enviar para um e-mail para o Serviço de Tesouraria (tesourariafflch@usp.br) com os seguintes dados: - Nome completo - CPF - Nº USP - Curso - Comprovante de depósito ou transferência
A equipe do Serviço de Tesouraria responderá ao e-mail encaminhando o recibo de pagamento. A empresa responsável pela confecção do cartão BUSP avisará por e-mail quando estiver pronto.
A confecção do novo cartão BUSP só será autorizada após o recebimento do e-mail com os dados e o comprovante do interessado.
Caso prefira fazer o pagamento em dinheiro ou cheque, é preciso comparecer no Serviço de Tesouraria, no prédio da Diretoria e Administração: Rua do Lago, 717, sala 143. O atendimento é realizado nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O cartão deverá ser retirado no Serviço de Pós-Graduação - Prédio da Administração da FFLCH - Rua do Lago 717 - Sala 118
Outro modo de atendimento, além do e-mail buspcontato@usp.br, podem ser feito por telefone pelo 3091-4964 (das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00) ou pelo 3091-4991 (das 07:00 às 11:00 e das 12:00 às 16:00).
Para mais informações acesse BUSP.
Email USP (obrigatório a todos os alunos de Pós-Graduação)
Após a matrícula, os alunos Regulares precisam providenciar um e-mail institucional, sem o qual não receberão mensagens com avisos e lembretes do sistema Janus sobre as ocorrências do seu curso de Pós-Graduação.
É muito importante que você acesse regularmente seu email USP ou cadastre um redirecionamento de mensagens no email que você usa regularmente para que receba os emails USP.
Ele te avisa dos diversos prazos do seu Programa de Pós-Graduação, enviando alertas para que você não perca nenhum prazo importante do seu curso. As matriculas semestrais, obrigatórias até o fim do curso, também são feitas pelo Janus.
Para criar seu email, acesse o site https://id.usp.br/ , e siga as instruções. Em seguida envie um email para a Secretaria do seu Curso, para que possam ativá-lo e você comece a receber as mensagens institucionais.
Passe Escolar - Novas Orientações (SPTRANS)
A solicitação deverá ser realizada pelo próprio aluno acessando o Menu Passe Escolar, no Janus.
Obs: Esta funcionalidade está ativa somente para pedidos junto à SPTRANS (São Paulo - Capital). Alem do pedido no Janus o aluno também deverá se cadastrar no site da SPTRANS.
Cadastro de Dependentes junto ao Hospital Universitário da USP (HU)
Os Serviços Médicos e Odontológicos próprios da Universidade de São Paulo são compostos:
I – no campus USP da capital:
a) pelo Hospital Universitário (HU) e Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS);
b) pela Clínica Odontológica da Superintendência de Assistência Social.
São considerados dependentes, nos termos do inciso IV do caput do Artigo 2º da Of Circ DPAS SAU 25 – Dependentes de funcionarios e alunos:
– cônjuge ou companheiro(a) do(a) aluno(a);
– filhos de aluno, menores de 18 (dezoito) anos e solteiros.
Para solicitar a inclusão de dependentes para utilização dos Serviços Médicos e Odontológicos próprios da Universidade de São Paulo, o aluno deve enviar ao Serviço de Graduação: Declaração_de_Dependência e o Dados cadastrais do Dependente, preenchidos e assinados, acompanhados dos seguintes documentos, de acordo com o dependente, em conformidade com a Portaria-SAU-No-01-DE-27-DE-MARCO-DE-2015-1 :
- Cônjuge: documento de identidade e certidão de casamento;
- Companheiro(a): documento de identidade e Declaração de União Estável ou Declaração de Pacto de Convivência Marital, registrada em Cartório de Títulos e Documentos (não serão aceitas declarações com reconhecimento das firmas dos signatários).
- Filho (a) solteiro (a), menor de 18 anos de idade: certidão de nascimento ou documento de identidade e uma declaração de estado civil.
(*) Além dos documentos elencados, deve ser juntado também cópia da Carteira USP do aluno e cópia do cartão SUS do dependente
Legislação:
Portaria 01-15 da Superintendência de Saúde da USP (SAU)
Of. DPAS SAU 25 - Orientações Gerais
Entrega dos Documentos:
Serviço de Pós-Graduação - Rua do Lago 717, sala 118 - Prédio da Administração da FFLCH ou enviar os documentos para pae.fflch@usp.br (Juliana) - preferencial.