Procedimentos para Depósito das Teses e Dissertações

1º passo:

Consultar sua Data Limite para o Depósito na sua Ficha de Aluno no Janus. Não será aceito depósito fora da data limite.

Local e Horário de AtendimentoServiço de Pós-Graduação (SPG). Rua do Lago 717, sala 118 - Prédio da Administração da FFLCH. De 2ª a 6ª feira, das 09 às 17 horas.

Quantos exemplares?: vai depender de quantos membros titulares optarem por receber o trabalho impresso Essa opção tem que ser assinalada na Sugestão de Banca.

Se nenhum dos professores se manifestar pelo recebimento do exemplar impresso, será enviada a ele apenas a versão em PDF e no momento do depósito o aluno só precisa entregar a versão em capa dura e enviar a versão do trabalho em PDF pelo email informado abaixo. Caso a capa dura não esteja pronta no dia do depósito esse aluno deverá entregar um exemplar em espiral.

Se o aluno depositar em até 5 dias antes da reunião da CPG, ele terá um prazo extra de 4 dias para a entrega da capa dura. Só as bancas com documentação completa poderão ser incluídas na Pauta.

Documentos exigidos para depósito:

a) Formulário para Depósito assinado pelo(a) Prof(a). Orientador (a).

b) Sugestão de banca (2 vias) - [para alunos do antigo Regimento] [para alunos do novo Regimento]. Uma via deve ser entregue no ato do depósito, no SPG e a outra na Secretaria do Departamento, assinada pelo(a) orientador(a):

cTermo de Ciência e Concordância (assinado pelo aluno)

d) Versão em PDF e Dados Pessoais - Abolimos a entrega do CD. Em lugar disso você deve enviar  um email para: trabalhoempdf@gmail.com. No assunto da mensagem colocar: "Enviando a Dissertação ou Tese em PDF e meus dados - (nome do aluno). Anexar:

- Texto completo da Dissertação ou Tese em formato PDF. Salvar esse arquivo como (obrigatório): Dissertação/Tese em PDF de ...... (nome do aluno).

- Dados Pessoais: informar seu nome, telefone, email e o título do trabalho em inglês. Salvar esse documento em WORD com o nome (obrigatório): "Meus Dados -  (nome do aluno)

Em hipótese alguma o aluno deve enviar qualquer arquivo em PDF da Dissertação ou Tese para os membros da Comissão Julgadora. Ezsse contato se dá, exclusivamente, via Serviço de Pós-Graduação

e) Ficha CAPES + arquivo da Dissertação/Tese em PDF, via email para a Secretaria de Pós-Graduação do seu Departamento.

Atenção!

Para alunos matriculados nos Programas do Dep. de Letras Clássicas e Vernáculas, acesse a Ficha CAPES clicando aqui

Para alunos matriculados em Programas do Departamento de Letras Modernas, acesse a Ficha CAPES clicando aqui.

Para alunos matriculados nos Programas do Departamento de Letras Orientais, acesse a Ficha CAPES clicando aqui.

Docentes Externos, membros da Comissão Julgadora:

Nem o aluno nem o Orientador precisam se preocupar se o professor externo tem cadastro ou não. O que é importante e imprescindível, é que seja informado na Sugestão de Banca o(s) emails(s) e telefone(s) de contato desse professor. Nós do SPG nos encarregaremos de analisar da necessidade ou não do professor preencher o cadastro. O fato dele já ter um nº USP não significa que o cadastro esteja atualizado.

Sobre a encadernação e diagramação

a) Resumos - Todos os exemplares deverão, obrigatoriamente, conter um resumo em português e em inglês (abstract). Atendida essa exigência, poderá ser acrescido um terceiro resumo em qualquer outra língua. Quando o trabalho for composto de mais de um volume os resumos deverão ser encadernados somente no volume I.

b) Referências Bibliográficas - Seguir as normas da ABNT. Em caso de dúvida, consultar a bibliotecária.

c) Formatação do Texto sugerida:

- Orientação: Retrato

- Espaço entre as linhas: 1,5

- Fonte: Optar pelas letras mais legíveis, como Arial, Verdana, Times New Roman

d) Ficha Catalográfica - colocar no verso da folha de rosto (obrigatória para os exemplares de capa dura). Clique aqui para acessar o formulário e o tutorial.

Sobre a encadernação do exemplar em Capa Dura (Informações e exigências da Biblioteca)

É obrigatório, no depósito das Dissertações e Teses a apresentação de um exemplar (dentre os exigidos), encadernados conforme as especificações abaixo. Os demais exemplares poderão ser encadernados com espiral.

O exemplar em capa dura, desde que exceda 150 folhas, deverá ser impresso, obrigatoriamente, em frente e verso. A numeração das páginas deve ser espelhada, ou seja, na frente, colocada no canto superior direito e no verso, no canto superior esquerdo. Se tiver 150 páginas ou menos deverá ser impresso somente no anverso (frente).

Imprimir frente e verso a partir da Introdução, exceto a ficha catalográfica, que deve ser impressa no verso da folha de rosto.

Esse exemplar será encaminhado, após a defesa, à Biblioteca da FFLCH. Essa entrega é obrigatória mesmo para os alunos que pretendem entregar, depois da defesa, no prazo de 60 dias, uma versão corrigida.

Essa encadernação especial visa preservar e conservar o material nesses locais de guarda e consulta e facilitar, aos usuários, a localização das obras nas estantes.

I. Lombada Nome do autor; título da obra e subtítulo (se houver); nível do curso (Mestrado ou Doutorado), sigla da Unidade (FFLCH) e ano do depósito (anexo 1)

II. Capa - Capa Dura, na cor preta e revestida em percalux, letra dourada; Nome da instituição; nome completo do autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais um); local (cidade); ano do depósito do trabalho. (anexo 2)

III. Folha de Rosto - Nome da instituição; nome completo do autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais um); local (cidade); ano do depósito do trabalho; natureza do trabalho (dissertação ou tese); grau pretendido (Mestre ou Doutor); Área de Concentração; nome do orientador (anexo 3).

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA USP - SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS – SIBI/USP