Depósito das Dissertações e Teses

Procedimentos para o depósito das Dissertações e Teses - FFLCH-USP

Local:  Serviço de Pós-Graduação FFLCH. Rua do Lago, 717, sala 118 - Prédio da Administração da FFLCH

Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira,  das 09 às 17 horas

Telefones: (11) 3091-4626 /4623

O nº de exemplares impressos a serem entregues vai depender de quantos membros titulares optarem por receber o trabalho impresso. Essa consulta deverá ser feita ao professor convidado no momento de preenchimento da Sugestão de Banca (e, portanto, antes do depósito). Se o Professor quiser receber o exemplar impresso além da versão em PDF (que é enviada a todos) essa opção tem que ser assinalada na Sugestão de Banca. Se nenhum dos professores se manifestar pelo recebimento do exemplar impresso, o aluno só precisa entregar a capa dura e a versão digital.

Documentos exigidos para depósito do trabalho:

1. Formulário para Depósito assinado pelo(a) Prof(a). Orientador (a).

2. Sugestão de banca (2 vias) - Uma via deve ser entregue no ato do depósito, no SPG e a outra na Secretaria do Departamento, devidamente assinada pelo(a) orientador(a): [para alunos do antigo Regimento] [para alunos do novo Regimento],          Atenção para a opção de quais membros titulares querem receber a versão impressa do trabalho!!!

3. Termo de Ciência e Concordância

4. Enviar a Ficha CAPES e o arquivo de seu trabalho em PDF, via email,  para a Secretaria de Pós-Graduação do seu Departamento (colocar o endereço docposfflch@gmail.com em cópia) (*)

(*) ATENÇÃO:  Para alunos matriculados nos Programas do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, clique aqui. Para alunos matriculados em Programas do Departamento de Letras Modernas, clique aqui. Para alunos matriculados nos Programas do Departamento de Letras Orientais, clique aqui.

5CD contendo a versão digital da dissertação ou tese  em formato  PDF. CD deverá conter, além do texto em PDF, um arquivo (word ou txt) contendo: o título do trabalho em inglês e os dados do autor (nome, telefone e email). O CD deverá ser acondicionado em caixa de acrílico transparente ou em envelope plástico transparente, identificado com o nome do autor.

6. Para os docentes externos que não participaram de banca na FFLCH nos últimos 6 meses, é preciso consultá-los a respeito da possível mudança de endereço e telefones.  Importante não esquecer de anotar o email e telefone dele na Sugestão de Banca , para que, se necessário possamos enviar a ele o formulário de cadastro.

Formulário para Cadastro Docente Externo Versão em Português.  Versão em Inglês.  Versão em Francês

Sobre a encadernação e diagramação

a) Resumos - Todos os exemplares deverão, obrigatoriamente, conter um resumo em português e em inglês (abstract). Atendida essa exigência, poderá ser acrescido um terceiro resumo em qualquer outra língua. Quando o trabalho for composto de mais de um volume os resumos deverão ser encadernados somente no volume I.

b) Referências Bibliográficas - Seguir as normas da ABNT. Em caso de dúvida, consultar a bibliotecária.

c) Formatação do Texto sugerida:

- Orientação: Retrato

- Espaço entre as linhas: 1,5

- Fonte: Optar pelas letras mais legíveis, como Arial, Verdana, Times New Roman

d) Ficha Catalográfica - colocar no verso da folha de rosto (obrigatória para os exemplares de capa dura). Clique aqui para acessar o formulário e o tutorial.

Sobre a encadernação do exemplar em Capa Dura

É obrigatório, no depósito das Dissertações e Teses a apresentação de um exemplar (dentre os exigidos), encadernados conforme as especificações abaixo. Os demais exemplares poderão ser encadernados com espiral.

O exemplar em capa dura, desde que exceda 150 folhas, deverá ser encadernado, obrigatoriamente, em frente e verso. A numeração das páginas deve ser colocada na frente, no canto superior direito. No verso, no canto superior esquerdo. Se tiver 150 páginas ou menos deverá ser encadernado normalmente.

Imprimir frente e verso a partir da Introdução, exceto a ficha catalográfica, que deve ser impressa no verso da folha de rosto

Esse exemplar será encaminhado, após a defesa, à Biblioteca da FFLCH. Essa entrega é obrigatória mesmo para os alunos que pretendem entregar, depois da defesa, uma versão corrigida.

Essa encadernação especial visa preservar e conservar o material nesses locais de guarda e consulta e facilitar, aos usuários, a localização das obras nas estantes.

I. Lombada Nome do autor; título da obra e subtítulo (se houver); nível do curso (Mestrado ou Doutorado), sigla da Unidade (FFLCH) e ano do depósito (anexo 1)

II. Capa - Capa Dura, na cor preta e revestida em percalux, letra dourada; Nome da instituição; nome completo do autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais um); local (cidade); ano do depósito do trabalho. (anexo 2)

III. Folha de Rosto - Nome da instituição; nome completo do autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais um); local (cidade); ano do depósito do trabalho; natureza do trabalho (dissertação ou tese); grau pretendido (Mestre ou Doutor); Área de Concentração; nome do orientador (anexo 3).

CONSULTAR DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA USP

AnexoTamanho