Depósito das Dissertações e Teses

Procedimentos para o depósito das Dissertações e Teses - FFLCH-USP

Local do Depósito: Serviço de Pós-Graduação FFLCH (SPG). Rua do Lago, 717, sala 118 - Prédio da Administração da                          FFLCH

Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira,  das 09 às 17 horas

Telefones: (11) 3091-4626 /4623

Documentos exigidos para depósito da sua Dissertação ou Tese:

1. Número de exemplares impressos: vai depender de quantos membros titulares optarem por receber o trabalho impresso. Essa consulta deverá ser feita ao professor convidado no momento de preenchimento da Sugestão de Banca (e, portanto, antes do depósito). Se o Professor quiser receber o exemplar impresso além da versão em PDF (que é enviada a todos) essa opção tem que ser assinalada na Sugestão de Banca. Se nenhum dos professores se manifestar pelo recebimento do exemplar impresso, será enviada a ele apenas a versão em PDF e o aluno só precisa entregar a capa dura e enviar a versão do trabalho em PDF pelo email informado abaixo.

2. Formulário para Depósito assinado pelo(a) Prof(a). Orientador (a).

3. Sugestão de banca (2 vias) - Uma via deve ser entregue no ato do depósito, no SPG e a outra na Secretaria do Departamento, devidamente assinada pelo(a) orientador(a): [para alunos do antigo Regimento] [para alunos do novo Regimento] - Atenção para a opção de quais membros titulares querem receber a versão impressa do trabalho!!!

4. Termo de Ciência e Concordância

5. Enviar a Ficha CAPES + arquivo de seu trabalho em PDF, via email,  para a Secretaria de Pós-Graduação do seu Departamento (colocar o endereço trabalhoempdf@gmail.com em cópia)

(*) Atenção!  Para alunos matriculados nos Programas do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, clique aqui. Para alunos matriculados em Programas do Departamento de Letras Modernas, clique aqui. Para alunos matriculados nos Programas do Departamento de Letras Orientais, clique aqui.

6. Abolimos a entrega do CD. Em lugar disso você deve enviar (antes de fazer o depósito no SPG) um email para:      trabalhoempdf@gmail.com com os seguintes dados:

a) Texto completo da Dissertação ou Tese em formato PDF. Salvar esse arquivo como (obrigatório): Dissertação/Tese em PDF de ...... (seu nome completo e nº USP)

b) Informar seu nome, telefone, email e o título do trabalho em inglês. Salvar esse documento em WORD com o nome (obrigatório): "Meus Dados - aqui você coloca seu nome e nº USP").

c) No assunto da mensagem colocar: Enviando a Dissertação ou Tese em PDF e meus dados - ......colocar seu nome completo

7Para os docentes externos que já tem cadastro, mas não participaram de banca na FFLCH nos últimos 6 meses é preciso consultá-los a respeito da possível mudança de endereço e telefones.  Importante não esquecer de anotar o email e telefone deles para que, se necessário, possamos enviar a eles o formulário de cadastro.Todos os dados solicitados são muito importantes para que possamos entrar em contato com esses professores (com ou sem cadastro anterior). Não esquecer de perguntar se participarão de forma presencial ou à distancia (ver Sugestão de Banca)

Formulário para Cadastro Docente Externo Versão em Português.  Versão em Inglês.  Versão em Francês

Sobre a encadernação e diagramação

a) Resumos - Todos os exemplares deverão, obrigatoriamente, conter um resumo em português e em inglês (abstract). Atendida essa exigência, poderá ser acrescido um terceiro resumo em qualquer outra língua. Quando o trabalho for composto de mais de um volume os resumos deverão ser encadernados somente no volume I.

b) Referências Bibliográficas - Seguir as normas da ABNT. Em caso de dúvida, consultar a bibliotecária.

c) Formatação do Texto sugerida:

- Orientação: Retrato

- Espaço entre as linhas: 1,5

- Fonte: Optar pelas letras mais legíveis, como Arial, Verdana, Times New Roman

d) Ficha Catalográfica - colocar no verso da folha de rosto (obrigatória para os exemplares de capa dura). Clique aqui para acessar o formulário e o tutorial.

Sobre a encadernação do exemplar em Capa Dura

É obrigatório, no depósito das Dissertações e Teses a apresentação de um exemplar (dentre os exigidos), encadernados conforme as especificações abaixo. Os demais exemplares poderão ser encadernados com espiral.

O exemplar em capa dura, desde que exceda 150 folhas, deverá ser impresso, obrigatoriamente, em frente e verso. A numeração das páginas deve ser espelhada, ou seja, na frente, colocada no canto superior direito e no verso, no canto superior esquerdo. Se tiver 150 páginas ou menos deverá ser impresso somente no anverso (frente).

Imprimir frente e verso a partir da Introdução, exceto a ficha catalográfica, que deve ser impressa no verso da folha de rosto.

Esse exemplar será encaminhado, após a defesa, à Biblioteca da FFLCH. Essa entrega é obrigatória mesmo para os alunos que pretendem entregar, depois da defesa, uma versão corrigida.

Essa encadernação especial visa preservar e conservar o material nesses locais de guarda e consulta e facilitar, aos usuários, a localização das obras nas estantes.

I. Lombada Nome do autor; título da obra e subtítulo (se houver); nível do curso (Mestrado ou Doutorado), sigla da Unidade (FFLCH) e ano do depósito (anexo 1)

II. Capa - Capa Dura, na cor preta e revestida em percalux, letra dourada; Nome da instituição; nome completo do autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais um); local (cidade); ano do depósito do trabalho. (anexo 2)

III. Folha de Rosto - Nome da instituição; nome completo do autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais um); local (cidade); ano do depósito do trabalho; natureza do trabalho (dissertação ou tese); grau pretendido (Mestre ou Doutor); Área de Concentração; nome do orientador (anexo 3).

CONSULTAR DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA USP