Convênios de Dupla Titulação

O que é?

A Universidade de São Paulo pode estabelecer parceria com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras para a coorientação de estudantes, visando à preparação de  dissertação de Mestrado e/ou tese de Doutorado para Dupla/Múltipla-Titulação, mediante assinatura de convênio acadêmico internacional que associe a UNIDADE USP à instituição estrangeira e implique reciprocidade.

Através do CONVÊNIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA COORIENTAÇÃO DE  DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E/OU TESE DE DOUTORADO, a USP e a Instituição estrangeira podem firmar um acordo sem especificar o nome do estudante participante. Para cada estudante candidato à coorientação e Dupla/Múltipla-titulação deverá ser firmado termo de compromisso de adesão ao convênio.

O candidato à coorientação deverá estar regularmente matriculado em curso de doutorado na USP ou em instituição estrangeira. As normas e regulamentos da coorientação visando à Dupla/Múltipla-titulação estão dispostos no Regimento da Pós Graduação da USP.

O convênio deve ser formalizado antes do início efetivo das atividades previstas no convênio.

A fim de facilitar este procedimento de cooperação internacional, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação disponibiliza um modelo de minuta de convênio indicativa para a formalização de coorientação visando à  Dupla/Múltipla-titulação. Os modelos de minuta e de termo de compromisso disponibilizados pela PRPG contemplam adequações da Consultoria Jurídica da USP e estão em conformidade com o novo Regimento de Pós-Graduação da USP, vigente a partir de 20/04/2013.

Como pedir?

Modelos de Minutas e Termos de Compromisso