Ata de Defesa

Uma semana após sua defesa, aproximadamente, você deve comparecer ao Serviço de Pós-Graduação para retirar sua Ata de Defesa, devidamente homologada pelo Presidente da Comissão de Pós-Graduação. Esse é um documento que comprova a obtenção de seu título enquanto seu Diploma não fica pronto.

Se você residir fora da cidade de São Paulo, envie uma mensagem para o email docposfflch@gmail.com e solicite o encaminhamento de sua Ata pelo correio.

Entrega da Versão Corrigida da Dissertação ou Tese

* Leia com atenção para não ter nenhum problema com a entrega *

Conforme Resolução CoPGr 6018, de 13 de outubro de 2011 , passa a ser permitido, aos alunos aprovados nas defesas de Mestrado ou Doutorado,  a entrega de uma versão corrigida dentro do prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da defesa.

A entrega do exemplar corrigido não é obrigatória e fica a critério do Orientador e do orientado. O exemplar corrigido (1 exemplar) deverá ser entregue no Serviço de Pós-Graduação, acompanhado dos seguintes documentos:

1. Formulário de Entrega do Exemplar corrigido

2. Abolimos a entrega do CD, em lugar disso, você deve enviar um email para trabalhoempdf@gmail.co.No assunto da mensagem você coloca:  "Enviando exemplar corrigido da Dissertação ou Tese.... (seu nome completo)".

Na  mensagem você deve anexar 2 arquivos:

a) Texto completo da Dissertação ou Tese em formato PDF. Salvar esse arquivo como (obrigatório): "Exemplar Corrigido da Dissertação/Tese em PDF de ...... (seu nome completo)"

b) Informar seu nome, telefone, email e o título do trabalho em inglês. Salvar esse documento em WORD com o nome (obrigatório): "Meus Dados - ..... (seu nome completo)"

3. Do exemplar corrigido (capa dura) é obrigatório constar:

a)  O "de acordo" do Orientador na folha de rosto (com data e assinatura):

b) A indicação explícita e destacada na capa do exemplar e na folha de rosto, de que se trata da versão corrigida.

c)  Ficha Catalográfica

4. A Encadernação:

O exemplar em capa dura, desde que exceda 200 folhas, deverá ser impresso, obrigatoriamente, em frente e verso. A numeração das páginas deve ser espelhada, ou seja, na frente, colocada no canto superior direito e no verso, no canto superior esquerdo. Se tiver 200 páginas ou menos deverá ser impresso somente no anverso (frente).

Imprimir frente e verso a partir da Introdução, exceto a ficha catalográfica, que deve ser impressa no verso da folha de rosto.

A capa deve ser na cor preta com as letras douradas e segue as mesmas regras do exemplar de capa dura entregue no momento do depósito. Para visualizar clique aqui.

Atenção! A data (ano) na capa da versão corrigida, corresponderá ao ano de entrega do exemplar corrigido. Por exemplo: você depositou e depositou em 2017, mas entregou o exemplar corrigido em fevereiro de 2018. Na capa do exemplar corrigido deve constar 2018.

5. De acordo com o Artigo 6º da Resolução CoPGr 6018, o título do trabalho não pode ser alterado.

6. Se for necessário, por motivos absolutamente excepcionais, você pode pedir uma prorrogação (apenas uma vez). Os procedimentos para a entrega de pedidos de prorrogação do prazo para entrega do exemplar corrigido, são os seguintes:

a) Enviar um email para: Prof. Edelcio Gonçalves de Souza - Presidente da CPG (edelcio.souza@usp.br) com cópia para a Biblioteca (pcdfflch@usp.br), solicitando a prorrogação

b) Nesse email você deve colocar obrigatoriamente (no corpo do email, não é para anexar nenhum documento): nome completo, data da defesa, justificativa e tempo pretendido de prorrogação.

Expedição do Diploma

A previsão de entrega do Diploma é de, aproximadamente, 60 dias, a contar da data da defesa. A retirada do diploma deve ser feita de forma presencial pelo próprio interessado ou por outra pessoa por ele autorizada por escrito. A autorização ficará retida. Não enviamos diplomas pelo correio ou escaneado por email.

Entraremos em contato, por email, caso esteja faltando algum documento.

Não avisamos quando o diploma fica pronto, assim, pedimos que após esse prazo de 60 dias, o aluno entre em contato conosco.

Como pedir a 2ª via do Diploma de Mestre ou Doutor

De acordo com a Resolução 5930, de 11/07/2011, a solicitação de 2ª via de Diploma poderá ser feita em casos de modificação de dados de registro civil, extravio, dano ou destruição da 1ª via. A documentação a ser entregue é a seguinte:

1. Requerimento dirigido a diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Profª. Drª. Maria Arminda do Nascimento Arruda), contendo as seguintes informações:

a) Relato da ocorrência, contendo a assinatura e número do RG e CPF de, pelo menos, duas testemunhas, devidamente qualificadas, preferencialmente ocupante de cargos públicos;)

b) Assinatura e qualificação do requerente

2. Comprovação da publicação (pode ser original ou cópia) do extravio do diploma, em órgão de imprensa de grande circulação do Município de São Paulo (local da Instituição que emitiu o diploma), com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias em relação à entrega do pedido.

3. Documentos a serem Anexados ao pedido:

a) Cópia do RG (não pode ser CNH)

b) Diploma original danificado, quando for o caso;

c) Comprovante de pagamento de 2ª via de registro (R$ 150.00) – O pagamento deverá ser feito na tesouraria desta Faculdade (FFLCH).

O prazo para a expedição da 2ª via é de, aproximadamente, 04 meses.