Legislação e Comissão Coordenadora do PAE na FFLCH

O que é o PAE?

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação estando dividido em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura. No caso da FFLCH a Preperação Pedagógica é realizada por meio de um Ciclo de Palestras.

Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles  contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES e PROEX (cursos nota 6 e 7),  cujo regulamento torna obrigatória a realização de estágio.

Bolsistas CAPES: Os alunos bolsistas CAPES, em nível de doutorado são obrigados a cumprir as duas etapas (Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado).Se o mestrando optar por cumprir no mestrado as duas etapas, ou uma das etapas, ele fica dispensado de cumprir no doutorado.

Dispensa do PAE:  Os bolsistas CAPES que têm, no mínimo, 4 semestres de experiência docente  em ensino superior, devidamente comprovada, poderão solicitar dispensa do PAE. Documentação necessária: carta solicitando a dispensa, declaração da instituição de ensino (papel timbrado) na qual exerceu/exerce atividade docente.

Sobre a Comissão do PAE FFLCH:

• Coordenador: Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho
  • Representante da Comissão de Graduação: Prof. Dr. Antonio José Bezerra de Meneses
  • Secretária: Maria de Fátima Sendão Gomes Morashashi.  Tel.: 3091-4623/4626. Email: paeposfflch@gmail.com

Portaria GR Nº 3588

Portaria GR Nº 4391